Ideologia, as lentes que vemos a realidade
- por Prof. Paulo Neto
- 28 de out. de 2018
- 2 min de leitura
"Você está sendo ideológico!" Mas será que isso é realmente ruim? Será que a ideologia será tão perversa? E pior: Será que é possível não sermos ideológicos?

Segundo um provérbio judaico “Não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos ... “, hoje muito tem se falado em ideologia, em geral como algo negativo. Na Filosofia e na Sociologia principalmente, muito tem se estudado o significado e consequências das ideologias. Não iremos retomar todos estes conceitos, mas olhar para ideologia como um ponto de partida do qual podemos caminhar para diferentes interpretações.
Ideologia num sentido negativo, quer dizer uma distorção da verdade, uma distorção da realidade, de modo a tentar enganar a pessoa ou grupos de pessoas em relação ao modo como se compreende as coisas. Esta definição é bastante interessante e útil, mas ela parte de um conceito de que a verdade é estática, de modo a poder ser maquiada ou distorcida.
Muitos pensadores, pensam o conceito de verdade como uma construção constante, que se dá em diferentes tempos, contextos e lugares. Assim, tudo o que chamamos de verdade é influenciado por ideologias. Assim, todos somos ideológicos. Nesse sentido ideologia é um conjunto de ideias, valores e crenças que justificam um modo de ver a realidade. Todos somos necessariamente influenciados por um conjunto de ideias que formam a base de nosso pensamento e de nosso modo de ver a realidade.
Quer dizer que não há problema em ser ideológico? Depende... a consciência de que somos ideológicos precisa fazer com que nós não deixemos que nossas ideologias nos ceguem, nos fazendo ignorar aquilo que não cabe em nosso modo de ver o mundo. Ou seja, a ideologia é as lentes pelas quais nós vemos o mundo, mas precisamos fazer o exercício de usar outras lentes para que não vejamos sempre a mesma coisa. Esse seria o sentido negativo que alguns filósofos usam do termo ideologia, quando ele se torna um modo de exercer o poder sobre as pessoas.
Assim, é necessário perceber que não há apenas um modo de ver as coisas. De acordo com as ideias, valores e crenças que carregamos iremos ver a realidade de uma forma, e iremos criar discursos sobre o que é a verdade. Não podemos ter apenas uma ideologia, ou apenas um discurso de verdade. Precisamos compreender esses discursos para podermos pelo diálogo perceber como eles influenciam em nossa visão de mundo. Afinal, como disse Leonardo Boff: “Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo.”
Acompanhe os posts
FB.COM/JUVENESCER
Dúvidas, perguntas, comentários... Contate-nos...
CONTATO@JUVENESCER.NET | por EMAIL
Conheça nossas Palestras e Cursos
JUVENESCER.NET/PALESTRAS
Comments