top of page
Educação

Educação e Coaching

O que é Filosofia?

  • por Prof. Paulo Neto
  • 14 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

A palavra filosofia tem origem grega, sendo criada pelo filósofo e matemático Pitágoras. Filosofia é a junção de duas palavras gregas que querem dizer, Amor - no sentido de amor fraterno, e a sabedoria - enquanto saber, vida com saber. Assim o filósofo é um amigo da sabedoria. Sabedoria tem um sentido de viver bem, compreender a vida e aproveitar e lhe dar sabor, saber dar significado a própria existência.

O nascimento da filosofia só foi possível com o desenvolvimento da razão humana, ou seja, a capacidade de pensamento racional, organizado, sistemático. Assim, a filosofia é consequência do desenvolvimento humano que passa a ter a capacidade de pensar sobre sua própria vida, e assim definir os seus rumos.

É a partir da dúvida que surge o pensamento filosófico. A atitude do filósofo é de alguém que passa a fazer perguntas sobre a realidade e sobre si mesmo. A filosofia, de fato, não está tanto nas respostas, mas principalmente nas perguntas. Ela é muito mais do que uma coleção de respostas prontas sobre o mundo. É o questionamento que nos permite nos perguntar sobre a realidade, buscando compreender como as coisas são, por que elas são assim, se é bom elas serem assim.

Estudar filosofia faz com que tenhamos uma atitude filosófica, ou seja uma atitude crítica. Um dos principais objetivos na filosofia é desenvolver a crítica em nós. Ser crítico quer dizer pensar com critérios, estabelecer paramentos para as coisas, e pensar sobre estas a partir de comparações. Ser crítico é perceber com mais profundidade a realidade e assumir essa realidade com as próprias mãos para que possamos transformá-la.

Assim, desenvolvemos a capacidade de refletir filosoficamente. Reflexão filosófica tem a ver com a capacidade de pensar de forma organizada, questionar a realidade, ter pensamento crítico, para perceber as ideias que estão por trás das coisas. Tudo no mundo é movido por ideias, que muitas vezes não são obvias. O filósofo reconhece essas ideias e tem a capacidade de discutir sobre elas, verificando se elas são verdadeiras, boas, belas, justas etc. para que assim, se possa mudar a realidade. A reflexão filosófica nos permite compreender a realidade com mais profundidade para que possamos mudar aquilo que é necessário, na realidade e em nós.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Copyright Todos os diretos reservados 2018

bottom of page